quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Preço do gás encanado vai aumentar pela 3ª vez no ano em SP


O gás encanado vai ficar mais caro para 1,2 milhão de consumidores residenciais, do comércio e da indústria em 71 cidades do Estado de São Paulo pela terceira vez em 2012.

A Arsesp (Agência Regulagora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) vai publicar portaria com o novo reajuste do preço do gás para clientes da Comgás no "Diário Oficial" do Estado de amanhã, quinta-feira (29).

A informação é diretora-presidente de Arsesp, Sílvia Calou, que não antecipou o valor do reajuste, mas disse que o aumento é uma exigência do contrato.

A estimativa é que o consumidor terá de pagar mais de R$ 300 milhões com o aumento ao longo dos próximos dois anos.

Segundo Calou, a nova alta vai acabar com a diferença entre o preço que a Comgás paga à Petrobras pelo gás e o que ela recebe das tarifas cobradas dos consumidores. Essa defasagem tem o nome de "conta gráfica", segundo o contrato de concessão da companhia.

A defasagem existe desde o reajuste feito em maio. A diretora diz que a diferença não foi zerada porque o governo paulista negociava com a Petrobras para reduzir o preço do gás e reequilibrar o contrato, mas não obteve sucesso.

O diretor-presidente da Comgás, Luis Domenech, disse que o reajuste recompõe os custos da companhia, que não estavam sendo pagos pela atual tarifa. Ele diz que a recomposição da defasagem não será imediata e deve ocorrer ao longo dos próximos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário