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sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Aumentou o IBOPE...
Todo início de ano, o Ibope atualiza a equivalência dos pontos em suas medições de audiência de televisão.
A atualização leva em consideração a variação populacional de cada região medida. Por exemplo: se a Grande São Paulo cresce, cada ponto equivale a mais gente ou mais casas.
Durante 2013, cada ponto domiciliar na Grande SP equivalerá a 61.952 domicílios. No ano passado, cada ponto representava 60.204 casas. O aumento foi de quase 3%.
Então, se um programa dava 10 pontos em 2012, ele era sintonizado em 602.040 casas. Neste ano, o mesmo programa de 10 pontos é visto em 619.520 residências da Grande SP.
Cada um ponto representa 1% do universo dos domicílios do universo pesquisado. Em outras palavras, para o Ibope a Grande SP tem 6,195 milhões de residências.
Já no Rio de Janeiro, onde cada ponto equivalia a 36 mil domicílios, agora vai valer 38.621 neste ano, um acréscimo de 6%. No Brasil, o chamado PNT, o Painel Nacional de Televisão, um ponto passa a representar 204.107 residências, contra 191.175 no ano passado, tendo um aumento foi de 7%.
Esses pontos domiciliares são diferentes de audiência em número de pessoas, raramente divulgada pelas emissoras. Somente o Ibope publica uma lista dos cinco programas mais vistos de cada emissora pelo total de indivíduos.
Neste ano, cada ponto de audiência individual em SP equivalerá a 185.814 pessoas. Cada ponto é 1% de 18,6 milhões de habitantes na Grande SP.
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